28 de mai. de 2007

Odontologia no Quebec

Na viagem que fizemos ao Quebec em março fizemos uma visita à Ordem dos Dentistas do Quebec, que é como o CRO aqui no Brasil. O processo é assim:

Faz-se uma inscrição, aproximadamente para outubro, para fazer as provas da Ordem dos dentistas do quebec. Eles vão analisar toda sua documentação e, se for compatível, poderá fazer as provas. Estas provas são para ver se o que vc aprendeu aqui, corresponde ao que é ensinado lá. A primeira prova é teorica, mais ou menos em abril, e se passar, vai para a segunda fase, que é prática em manequim, também mais ou menos em outubro do outro ano. Se após estas provas, vc for aprovado, aí faz as provas do NDBE junto com todos os dentistas, inclusive os de lá. O processo todo demora no mínimo 1 ano e meio para 2 anos se vc passar em tudo. Mas o mais vantajoso é que é bem mais barato (15000 dólares canadenses aproximadamente) e vc pode trabalhar em qq outra coisaa, enquanto espera para as provas. Mas tem um detalhe: o processo só é valido para trabalhar no quebec, se vc tem pretensões para ir a outro lugar no canadá, terá que fazer o Qualifying Program com custos bem mais caros. Mas pode-se tentar bolsa do governo para financiar os custos. Como não temos pretensão de mudar para outra província, escolhemos o Quebec. Tem outro porém; se for clinicar no quebec, tem que aprender o françês, pois nem todo mundo lá sabe inglês, aliás, saiu de Montreal, o francês é indispensável. Em Montreal ainda dá para se virar apenas com o inglês.
Se você tiver uma especialização, poderá depois disto tudo, entrar no processo de validação do seu titulo de especialista no Royal College.
Ao lado está o link para a Ordem, abaixo do link do site de meu consultório.
Um abraço,

José Roberto e Camila

7 comentários:

Eduardo e Oniraci disse...

Muito bom seu post. De uma contribuição incrível. Quem dera encontrasse alguém que tivesse essas informações na área de enfermagem para minha esposa. Parabéns e que Deus lhe abençoe na busca de suas conquistas.

Abraços

Eduardo
www.baianosnocanada.blogspot.com

Fabio disse...

Olá José Roberto e Camila,

Poxa que postagem legal com certeza vai ajudar muitos dentistas que tem as mesmas duvidas. Quanto a sua pergunta no meu site, é só clicar no contador que ele vai direcionar para o site do contador e ai você faz um cadastro e seleciona o tipo de contador que voce quer, ai então o proprio site vai gerar o codigo e por fim você copia esse codigo e cola no seu blog, mas lá no site do contador explica tudo passo a passo, e se você diver alguma duvida pode perguntar que estamos ai.

Abraços

Fábio

leo disse...

Muito util seu post,estou pretendendo fazer as provas para trabalhar no Canada,e onde trabalha enquanto aguardo o visto sair?tem algumas clinicas que oferecem empregos?ou trabalho informal que nao seja ligada a odontologia? grande abraco

Anônimo disse...

Olá!
Gostaria de saber mais a respeito de validação do diploma para clinicar em Québec. Sou dentista recém-formada e tenho grande interesse em me estabelecer em seu novo país. Meu e-mail: marcelalinsmelo@hotmail.com. Agradeço antecipadamente. Abraço. Marcela.

Gabriel Nunes disse...

Olá,

sou estudante de Odontologia e gostaria de saber como é o processo, quais as facilidades e dificuldades e como eu poderia neste momento me preparar para tentar clinicar no Canadá.
Meu email: biel_slipknot@hotmail.com

Grato

Anônimo disse...

Bom dia Jose Roberto,

Estou no processo de imigraçao, e tenho algumas duvidas em relacao a minha esposa, ela é estudante de odontologia, gostaria de saber quais os passos a seguir, as etapas, enfim, esclarecer tudo que puder para poder já providenciar. Caso possível, gostaria de manter contato, meu e-mail é alancharless@hotmail.com. Grande abraço e agradeço desde já.
Parabens pelo blog.

Unknown disse...

Ola tudo bem ? Sou dentista recém formado e estou interessado em trabalhar no Quebec. Estou terminando minha especialidade em dentística e estou muito ancioso para poder trabalhar no Canadá. Ficarei grato com todo o tipo de ajuda ja que isso se torna muito dificil sem alguem por ai. Estou validando meu passaporte e pretendo passar 3 meses para conheçer a região e conhecer dentistas na área. Meu e-mail é lucatosin@hotmail.com Ficarei muito grato se puderem ajudar.