23 de abr de 2008

A misteriosa prova da Ordem!

Chegados de viagem, (des)arrumadas as malas e entrando na rotina, chegou a hora de escrever sobre a prova. Desde que começamos nossos planos de mudança, pesquisamos aqui e alí, perguntamos a outros colegas que já estão lá (onde fomos ignorados), e o que se ouve falar da prova é que:
  1. é impossível passar;
  2. serve só para os canadenses afanar nosso suado dinheiro;
  3. existe um pacto por escrito onde quem faz a prova não pode sair falando dela.
Na realidade estes boatos surgem pelo fato de que, nem eu sei porque, a Ordem não permite sair da prova com o caderno de questões, não fornece gabarito, nem permite que se faça anotações sobre a prova. Só dá o resultado e somente 6 semanas após a prova, testando também nossa paciência!

Mas a verdade é que a prova é realmente difícil, mas não é nenhum bicho papão!



Tem muitas perguntas de detalhes como: Qual o produto que se coloca no alginato para retardar a reação de presa? Mas também tem perguntas muito fáceis, desde que a pessoa tenha estudado odontologia. Pergunta-se sobre todas as áreas, com questões bem divididas em números, mas com ênfase na Patologia e Farmacologia.

Um ano de estudo bem estudado acho que seria o suficiente. Mas não adianta só estudar por apostilas, Dental Decks, arquivos de provas anteriores do NDBE, se voce não tiver uma boa base e conhecimento sobre as matérias básicas. Caem muitas perguntas sobre anatomia geral, nutrição, fisiologia, patologia geral, em quantidades menores que as áreas específicas, mas que somando todas juntas fazem uma diferença danada!

A minha avaliação? Acho que não passo desta vez. Não tive tempo suficiente para rever todas as matérias e do que consegui estudar, apesar da correria, acho que me saí bem. Se tem possibilidade de passar? Sempre tem, depende se eu acertei as que eu não sabia, pois na minha contagem, acho que fiz com certeza metade da prova. Da outra metade, fiquei em dúvida entre 2 ou 3 respostas em 30% e os outros 20% não sabia a resposta, ou seja, chutei mesmo!

O pior de tudo é o tempo de prova. Seis horas com intervalo de 1 hora não é brincadeira! No final não estava nem pensando direito, pois a dor de cabeça não permitia. Mas valeu pela experiencia e agora sei bem o que é preciso estudar.

É isso aí. Os dentistas que estiverem me lendo, não desnimem, apenas estudem, e muito, que tudo dará certo! Tanto para a prova da ordem, quanto para o Eligibility Examination, que, acredito eu, segue o mesmo estilo.

Até a próxima postagem!!!

6 comentários:

Camila disse...

Ai...
que lindinho meu marido!
Agora o meu comentário: esperança é fé são os últimos que morrem...rs
Acredito que ele vai passar, nem que seja na próxima! Mas, nesta seria a glória. Estou torcendo para que o empenho e o histórico de CDFisse dele contem bastante e que estes 30% virem 25% de acerto.
beijos e vou rezando pelo seu sucesso!
esposinha

Sandra e Evaldo Vicente disse...

Ei vizinhos,
Chegaram 3 correspondencias. Vamos ligar hoje para voces para falar sobre uma delas, antes de enviarmos, ok?

Anônimo disse...

Ola ... sou dentista e sempre acompanho o blog de vcs e estava esperando por esta postagem.. rsrs
Passei na entrevista agora esse mes e fui muito incentivada pelo Ms Leblanc a fazer a validaçao do diploma.. Gostaria de saber algumas dicas de livros pra estudos e qual o idioma é feito a prova? Obrigada pela atençao
Raquel
quelom@gmail.com

Savana Henriques & cia disse...

Oi colegas,
Desejo realmente que vc passe de primeira viu JR, porque sei que vou ter uma companheira de estudos de qualquer maneira (via net é claro), para me dar incentivos nesta empreitada.
Mas caso não dê... "vumbora que a hora é essa!" ... rsrsrsr... continuo estudando aqui e na hora que eu chegar na resolução das minhas provas quero contar com as nossas trocas de conhecimentos...
beijos e boas férias !!!!!
Savana.

Laura disse...

Olá José Roberto, tudo bem?

Sou a Laura, brasileira e imigrante no Québec, morando em Montréal.
Vi o seu blog, achei muito interessante, tem informações bastante úteis, gostei muito mesmo!
Sou formada em Administração e atualmente trabalho para a École de Français Québecois, onde sou gerente de marketing. Vou te falar um pouco da nossa escola, e gostaria de te convidar para conhecer o nosso site e o nosso curso, tenho certeza que irá gostar.
A Escola de Francês Quebequense é uma escola de francês situada em Montréal, Québec, e oferece um curso de francês virtual exclusivo para brasileiros que desejam imigrar para o Québec.
A escola não oferece um curso presencial, apenas um curso a distancia, pela internet.
O nosso curso é reconhecido pelo Bureau de Immigration-Québec e oferecemos um certificado de horas estudo.
A nossa escola é a melhor opção para quem não quer perder tempo com o trânsito das grandes metrópoles brasileiras e quer ter a liberdade de estudar onde e quando quiser com profissionais experientes no ensino da língua francesa.
Somos com certeza a melhor opção para quem quer imigrar para o Québec, saiba porque:
Nós temos dois grandes diferenciais em relação às escolas convencionais de francês do Brasil:
1. A Escola de Francês Quebequense é a única escola que ensina o típico francês quebequense numa perspectiva exclusiva de imigração, isso significa dizer que todo conteúdo das aulas está relacionado ao Québec e aos imigrantes.
2. É a única escola de francês que tem uma equipe especialista em imigração para dar suporte contínuo aos alunos. Ao mesmo tempo em que o nosso aluno estuda e aprende o francês, ele tem um acompanhamento da equipe de especialistas em cada etapa do processo de imigração, para esclarecer todas as dúvidas (sem pagar nenhum custo adicional por isto). A equipe está sempre apta para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de imigração, montagem do dossiê, mercado de trabalho no Québec, educação no Québec, moradia e etc.
Agora te convido para conhecer uma amostra do nosso curso. Trabalhamos com material áudio e vídeo, para que o nosso aluno possa ver e ouvir tudo aquilo que lhe interessa sobre a cultura, o dia-a-dia do Québec, a imigração, enfim! Na nossa amostra, temos disponíveis pequenas partes de dois dos nossos módulos. Uma amostra do módulo 6 (para pessoas de nível intermediário à avançado) e do módulo 1 (para pessoas do nível básico).

http://moodle.francaisquebecois.com/

O site da nossa escola:
http://www.francaisquebecois.com/index.php

Muitíssimo obrigada pela atenção,
Laura Mercês

Laura disse...

Oi,
Seria interessante se pudesse colocar um link da nossa escola nas referências do seu blog. Nós também gostaríamos de colocar um link do seu blog na lista de links úteis no site da nossa escola =)
Nós gostaríamos de te convidar para ter acesso completo e gratuito, por um dia, a um de nossos módulos de estudo. Assim você poderá conhecer pessoalmente o nosso material e a nossa metodologia e então recomendar para os amigos que também querem imigrar para o Québec =)
Seria legal se pudesse após que conhecesse o nosso material, escrever um artigo em seu blog sobre suas impressões do nosso curso, e querendo se tornar nosso aluno você será mais do que bem vindo.
Aqui está o meu email para que possamos conversar melhor e então liberarmos o seu acesso ao nosso material de estudo, tenho certeza que você vai adorar:
lauramerces@francaisquebecois.com
Muito obrigada mais uma vez,

Laura Mercês