16 de ago. de 2008

1 mês de Canadá - francisação

Olá! Ontem vez um mês que estamos aqui e vou listar algumas curiosidades, em tópicos:
- ainda parece que estamos viajando e acho que esta impressão só terminará quando começarem as aulas e a francisação;
- colocar as crianças desde a primeira semana no camp de jour foi muito bom, eles se sentiram acolhidos, fizeram amizades e ainda aprenderam muitas palavras e frases de comando;
- é muito importante conhecer seu bairro, andar por todos os lugares e ir até o arrondisement para saber o que eles oferecem de atividades e oportunidades para os moradores;
- o seguro que fizemos da Amex em parceria com o Bradesco saúde foi uma boa escolha, já precisamos e usamos uma vez com a Lara, foi tudo muito bem conduzido por eles;
- skipe é bom demais;
- conhecidos brasileiros são uma mão na roda e não entendo como alguém pode achar que ficar perto de conterrâneo pode ser um atraso de vida... aqui em casa é assim, onde tem brasileiro estamos atrás, o melhor é estar no dollarama e supermercado, escutar português no outro corredor e sair correndo para saber quem é... sempre encontramos um e fazemos contato, trocamos experiências e vamos descobrindo aquelas informações que ninguém nos conta.
- morar ao lado da Sandra e do Evaldo é BOM DEMAIS!!! Eles são nossos consultores para assuntos gerais e tem duas crianças lindinhas que sempre estáo por aqui.
- o francês está sendo a maior dificuldade, falo demais e não consigo expressar nem 30% do que quero... o JR disse que isto pode ser bom!!! :)
- exixtem muitas oportunidades e aqui em Quebec acho que a assistência ao imigrante é mais completa e eficiente... aquela semana no Micc daqui é bem legal.
- Comptoir alimentar é uma mão na roda, quem consegue pegar fica muito feliz e economisa bastante;
- não pagar taxas para os alimentos em supermercado tb é ótimo, nem sabia que isso acontecia;
- preciso urgentemente de aprender a fazer minha unha... só está o resto dela.!
- acho que aqui em casa nunca ficamos tanto tempo juntos, digo, os dois juntos com as crianças... esta sendo uma oportunidade ímpar e temos certeza que o começo no canadá desta forma fica mais fácil para eles e mais edificante para nós;
- cuidar da casa, todo mundo com suas tarefas e com os equipamentos necessários é bem tranquilo... até hj não passei roupa... exixtem muitos segredinhos que merecem uma postagem pq só a Amélia que era mulher de verdade;
- a igreja como sempre tem o seu lugar, fomos bem recebidos e logo de cara a coordenadora já arrumou a filha para ficar aqui com as crianças durante uma noite da semana... estáo adorando a experiência de ter uma babá, mesmo que não a entendam... ah, ela fala inglês e a Lara se vira no diálogo, o vitor faz mímica.
Como sempre Deus coloca boas pessoas em nosso caminho, agora a Manu, Procópio e filhos vão morar aqui pertinho e estamos muito contentes.
Bem, por hj é só pq é dia de faxina, hj o JR se livrou pq está no Brasil, mas aqui já estamos todos prontos para a labuta :)
beijos
ah... sobre a francisáção
fiz ontem a avaliação e achei o agente bem simpático e muito atencioso, me perguntou sobre minha vida aqui, sobre a entrevista lá no Brasil, sobre o que pretendo fazer depois da francisação, sobre aquele curso do francês on line, sobre as aulas de francês no Brasil e onde eu achava que deveria ficar, digo, qual nível, eu disse que não sabia mas que minha maior dificuldade era falar, que não era automático e que achava o vocabulário muito pobre, que compreendia muito bem e que escrevia sem muita dificuldade ( com uma dicionário do lado hehe ). Entáo me disse que achava que eu deveria fazer o intermediário pq o foco era a conversação e que se não desse certo de começar na terça feira, que eu solicitasse uma nova avaliação pq achava que com mais alguns dias aqui eu iria me soltar mais e perder a vergonha de falar errado...me disse para não fugir para o inglês e disse tb que quando pensamos muito para falar é pq ficamos com receio de errar... isso no meu caso... rs
Camila

5 comentários:

Déia disse...

Oi Camila!
Vejo q vcs estão a mil nessa nova fase. Eu nem ví vcs irem, estávamos de férias em julho cariocando pra variar! Mas vejo que vcs foram realmente exemplo de preparo: banco, aluguel e até carro!!! tudo pronto para chegada e novas terras.Sejam felizes e prósperos, tudo com a Graça de Deus!
Bjs,
Andreia e famille.

Anônimo disse...

Puxa casal, que bom ler boas notícias de voces!!!!
Ainda bem que Deus sempre poem pessoas Maravilhosas em nossos caminhos..
Abraços João Pedro
http://pulandofora.blogspot.com/

Anônimo disse...

Puxa casal, que bom ler boas notícias de voces!!!!
Ainda bem que Deus sempre poem pessoas Maravilhosas em nossos caminhos..
Abraços João Pedro
http://pulandofora.blogspot.com/

Erisa disse...

1 mes de muitos acontecimentos!!!
Parabens por tudo!!!
Um abraço,
Erisa

Alê disse...

Olá Camila td bem?

Estou acompanhando e torcendo por vcs nessa gde empreitada por estas terras geladas, ainda aqui em Brasília. Como futura imigrante ávida por informações, ñ resisti e gostaria de mais esclarecimentos sobre o teu precioso comentario "não pagar taxas para os alimentos em supermercado tb é ótimo, nem sabia que isso acontecia" como funciona isso? Aproveitando o ensejo, é dificil conseguir o Comptoir alimentar?
Obrigada pela atenção
Abraço
Alessandra