14 de dez. de 2008

Carro e inverno = perigo


Sugestões de condução para todas as estações do ano 

Sugestões de condução para todas as estações do ano

1. Prepare o seu automóvel para o Inverno.

Adicione a quantidade de anti-gelo correcta ao líquido de refrigeração do motor. Irá proteger o seu automóvel contra o congelamento e a corrosão. Verifique a bateria para se certificar de que tem potência suficiente para arranques a frio. Verifique os travões. Se os travões não tiverem um bom desempenho, o carro pode fugir para um dos lados durante a travagem. Leve consigo materiais de emergência. Uma lanterna, um cobertor, areia ou sal e um raspador de gelo são indispensáveis. Verifique o aquecedor e o desembaciador. Irão mantê-lo confortável e com o pára-brisas sem gelo e condensação. Mude o óleo. O óleo de classificação para o Inverno assegura um arranque fácil. Utilize o líquido de lavagem do pára-brisas correcto. Juntamente com escovas em bom estado, uma solução anti-gelo manterá o pára-brisas sempre limpo.


2. Aprenda técnicas de condução para condições de Inverno.

Leve o tempo que for necessário para chegar ao seu destino. Duplique a distância de segurança para o veículo à sua frente. O espaço suplementar entre o seu automóvel e o que segue à sua frente dar-lhe-á o tempo suficiente para imobilizar o veículo.  Mantenha o seu automóvel limpo. Passá-lo regularmente por água limpa reduzirá a corrosão provocada por químicos, sal e gravilha utilizada para o descongelamento das estradas.  Tenha cuidados redobrados em pontes e viadutos. O gelo tem tendência a formar-se com maior rapidez nestas superfícies, por isso ajuste a sua condução em conformidade. Veja e seja visto. Tenha cuidado com a visibilidade, mantendo as luzes acesas e o pára-brisas limpo.  Saiba o que fazer caso o seu automóvel fique preso no gelo ou na neve. Não faça derrapar as rodas motrizes acelerando a fundo. Retire a neve à volta dos pneus e balouce suavemente o seu automóvel para a frente e para trás. Aprenda a lidar com a subviragem e a sobreviragem (para mais informações, leia as nossas "Sugestões de condução no Inverno".


3. Com a mudança das estações do ano, especialmente na Primavera e no Outono, esteja preparado para a excessiva queda de chuva.

Leia as nossas "Sugestões de condução em piso molhado" aqui na página. Existem várias situações importantes das quais deve estar consciente: O aquaplaning e como evitá-lo Em que alturas o piso molhado é mais perigosoComo lidar com derrapagens A importância de reduzir a velocidade De que forma manter a distância correcta aos outros veículos e manter a tracção.


4. Leve consigo o kit de emergência mais completo possível, especialmente para condução no Inverno em locais remotos.

Esteja preparado caso fique imobilizado. Utilize um recipiente sólido para o kit (uma bolsa resistente ou mala). Alguns artigos que deve incluir: foguetes luminosos de estrada, cobertores de lã, cabos auxiliares de arranque, refeições ligeiras, um fogão pequeno, sopas em pó, panelas e utensílios de cozinha, meias grossas, chapéu, luvas grossas, medicamentos, correntes para neve, pá para neve, velas, isqueiro e fósforos, lanterna e rádio com pilhas novas, algo para ler durante as esperas prolongadas. Não se esqueça dos medicamentos e objectos pessoais essenciais. Leve sempre consigo um estojo de primeiros socorros. E certifique-se de que o seu telemóvel tem a bateria recarregada..


5. Prepare-se com bastante antecedência para satisfazer os requisitos das diferentes estações do ano.

Deve preparar o automóvel e os pneus com bastante antecedência para o Inverno, mas também para as outras estações do ano. O nevoeiro, a chuva excessiva, a neve e o gelo e o encandeamento e o calor obrigam todos a tipos específicos de regulações e manutenção. Leia as nossas sugestões de condução no Inverno e a secção "Manutenção de um pneu" aqui na página para mais informações. E consulte igualmente o revendedor Goodyear mais próximo.


6. Saiba como lidar com o nevoeiro.

É melhor não conduzir com nevoeiro, mas se for necessário, tome as seguintes precauções: - Reduza a velocidade. Se vir faróis ou luzes traseiras, reduza ainda mais a velocidade. Um condutor pode estar a conduzir no meio da estrada ou pode estar parado ou a conduzir muito devagar. - Conduza com os faróis nos médios, ou utilize faróis de nevoeiro. - Não conduza para além dos limites de segurança que os faróis lhe permitem. Mantenha-se dentro dos limites da sua visão. Pode ter necessidade de parar repentinamente. Se o nevoeiro ficar muito denso, saia da estrada e pare o automóvel. Não conduza a 8 ou 16 km/h. - Utilize os indicadores de mudança de direcção com bastante antecedência e trave cedo quando se aproximar de uma paragem para avisar os outros condutores.


7. Saiba como lidar com ventos fortes.

Quando conduzir com ventos fortes, tenha em atenção o seguinte: - Os condutores de camiões, autocaravanas, roulotes e atrelados devem ter cuidados especiais. - Reduza a sua velocidade ou faça correcções de trajectória quando sair de uma área abrigada para uma área aberta. - Reduza a sua velocidade quando circular junto de veículos pesados como camiões e autocarros. - É frequente os ventos fortes serem acompanhados de chuva forte ou saraiva. Deve estar alerta para áreas molhadas ou escorregadias e preveja essas condições.


Um comentário:

Anônimo disse...

oieee!!!
Meu nome eh Denise, moro em Montreal ha 1 ano e meio.
Flavio Lima, agente imobiliario esta fazendo um site de servicos p a comunidade brasileira em Montreal (dentista, restaurantes, cafes, psicologos, etc), anuncios (compra-se, vende-se), eventos, totalmente gratuito!
Tem uma parte do site, que chama LINKS, e estamos colocando blog dos brasileiros que estao imigrando ou imigraram. Podemos colocar o de vcs???
o nosso site: http://www.guiabrasil.ca/
estara no ar brevemente!!!se vc quiser coloca-lo no seu blog para o pessoal conhecer, sera legal!!!
obrigada :-)
beijosss
Denise (se quiser entrar em contato comigo: guiabrasil.montreal@gmail.com)