23 de jul. de 2010

Boas notícias para os dentistas!

Olá colegas de profissão que estão querendo vir para o Canadá!

Tenho recebido muitos e-mails de brasileiros dentistas loucos para vir pra cá, mas perdidos de tudo. Então resolvi investigar para ver quais as novidades, pois este processo está sempre mudando.
Recentemente houveram mudanças no processo de equivalência dos diplomas brasileiros de dentista. E foram mudanças boas! Quando eu comecei o processo, haviam 2 formas, uma mais demorada e outra mais rápida.
A mais demorada era pela parte inglesa onde os candidatos tinham que refazer alguns anos da faculdade e para isso deveriam fazer uma prova que era eliminatória, ou seja, o candidato concorria com outros para conseguir a vaga na faculdade.
A mais rápida era pelo Québec, através das provas da ordem dos dentistas da província. Com muito esforço, tínhamos que obter a nota mínima para passar, sem concorrer com outros candidatos.
Isto tudo agora é passado!
Agora quem controla tudo é o NDEB do Canadá. Funciona como o processo pelo Québec mas com a vantagem de não ter que ficar por aqui e ser obrigado a aprender francês! Para nós brasileiros que aprendemos o inglês na escola e sempre fazemos cursos fora para complementar, isso é bom. Além do mais, todo o material de estudo para as provas é em inglês.
Ainda pode-se voltar à faculdade se conseguir uma nota alta na prova inicial, para quem quer ter mais firmeza de como trabalhar da maneira canadense.
Os custos das provas continuam basicamente os mesmos, muito caros por sinal, somente a análise do dossiê ficou mais barata. Quem já tinha dossiê na ODDQ pode tranferi-lo para o NDEB.
Com isso não se é mais obrigado a ficar aqui no Québec. Pode-se escolher qualquer província e normalmente dentistas das províncias inglesas ganham em torno de 20% a mais que aqui no Québec. Eu, que já estou instalado aqui e as crianças adaptadas ao francês, vou ficando no Québec, mas se fosse assim antes, quando comecei o processo, teria ido a Alberta ou para Columbia Britânica, onde os dentistas ganham bem mais no Canadá. Paciência...
Desejo então muita sorte e estudo para vcs!


20 comentários:

Fabiana Campos disse...

Já tava até com medo de chegar no final da mensagem e ler que vocês estavam de mudança...
Bom saber que, por enquanto, vão ficando por aqui.
Aproveito a oportunidade para agradecer a informação que você postou no google groups sobre o que é coberto pelo assurance maladie para as crianças. Fiquei meio decepcionada, mas...
Quando resolver levar as meninas eu te ligo!!!

Anônimo disse...

Oi

Eu gostaria de saber se na sua opinião vale a pena financeiramente investir para ser dentista ai no Canadá. Um dentista ai ganha realmente bem mais do que no Brasil? Em quanto tempo você acha que terá o retorno do dinheiro aplicado para a legalização da profissão?
Eu fico em dúvida, pois acho que é dificil em qualquer lugar. Conquistar clientes não é facil.
Eu sou dentista, fui para Los Angeles de férias agora em julho, e vi que lá também existem muitos dentistas, muitos mesmo, um a cada esquina, e o preço cobrado por uma extração é US$ 49,00. Eu achei um absurdo. No meu consultório, em São Paulo, eu cobro mais que isto.
Boa sorte e obrigado!!!

Pandolfo

Unknown disse...

PARABÉNS!!!por cada passo da sua jornada,e pela família,esse suporte é fundamental, li seu blog e me emocionei com a consagração final. Sou dentista moro em Toronto, no dia 5 de Agosto teve uma palestra aqui explicando todas essas mudanças pelo Health Force Ontario. Seguirei as suas dicas e aplicarei minha prova em 2012, 2011 é para os estudos, hoje estou trabalhando em um consultório de uma dentista brasileira, aprendi toda parte burocrática de um consultório e SIM vale a pena ser dentista no Canada, muito sucesso, vcs são uma imigração exemplo

Nanny Kyrillos disse...

Oi pessoal,
estou passando para divulgar a palestra gratuita que a Maria João fará no dia 1 de out de 2010 sobre o processo de imigração.
Aproveitem a oportunidade para sanar todas as suas dúvidas.
Mais informações no Unzipcanada.
Beijos

PS: tomei a liberdade de divulgar aqui por achar útil a muitos dos seus leitores! Bjs :-)

Anônimo disse...

Olá, Roberto! Sou dentista e vou entrar com o processo de imigração para Quebec no próximo ano. Parabéns pela conquista! Mas eu pensava que o processo demorasse menos tempo... É sempre assim, demorado? E agora? Depois que está tudo regulamentado, você tem que montar seu consultório sozinho? Penso que se for assim, vai ser um investimento bem alto... Bom, eu queria ter mais informações, como bibliografias das provas, o nível de dificuldade, etc. Se não for incômodo, meu e-mail é natalia_aguiar@hotmail.com. Aguardo contato! Muito Obrigada!
Natália

albertohfd disse...

Parabéns pelo blog, e graças a Deus estarem firmes e fortes no Canadá, desde novo apreciei o Canadá, sou estudante de odontologia e planejo tentar ingressar na profissão aí, fico feliz por as coisas estarem mais simples, espero que simplifique mais.
Só algumas dúvidas:
É mais fácil conseguir a licença em outra província?

Para vocês que vivem aí, qual a melhor província para ingressar se seria Alberta, Colúmbia Britânica ou Nova Escócia?

Obrigado pela atenção e mais uma vez, parabéns pelo blog e pela família.

Marcelo disse...

Olá Roberto!Descubri este seu blog aqui a procura de um colega que possa me esclarecer algumas dúvidas,Já enviei minha papelada para Sydney,NS e estou no aguardo do andamento do processo.Tenho olhado o e revalidação de diploma.Pude ver como é custoso e demorado.Não me importaria de voltar para faculdade, só que o curso é full time e tenho que trabalhar ao chegar por ai.Como foi seu processo?vc regularizou através do NDEB ou fez os dois anos de curso?Uma possibilidade que penso também, pelo menos para início de conversa, é trabalhar como dental hygienist já que tenho o diploma em mãos também.Se puder me esclarecer algumas destas dúvidas agradeço.Abraço!

nmt disse...

ola.Parabens pelo blog :)
Para dentistas europeus é o mesmo processo?
Será que pode dar a ideia de quanto se ganha ai? Pagam mensalmente ou % de consulta? trabalha-se so no privado ou tambem em hospital?
Obrigada

INTERLIGADO disse...

Canadá A4,
Eu gostei da matéria sobre Boas notícias para os dentistas!
Mas na verdade eu gostaria de saber é sobre os protéticos eu e meu irmão somos será que tem campo de trabalho para nós ai em Quebec?
Se sim como proceder para nos imigrar, aqui nos temos um laboratório será que da para montar ai também ou trabalhar em um ai.
Eu perguntei um dono de agencia de viagem ele falo que eu tenho de ter uma carta de um laboratório daí como eu vou trabalhar para ele para agilizar o processo de imigração.
Obrigado e se possível me ajuda
ronaldodizito@hotmail.com

INTERLIGADO disse...

Canadá A4,
Eu gostei da matéria sobre Boas notícias para os dentistas!
Mas na verdade eu gostaria de saber é sobre os protéticos eu e meu irmão somos será que tem campo de trabalho para nós ai em Quebec?
Se sim como proceder para nos imigrar, aqui nos temos um laboratório será que da para montar ai também ou trabalhar em um ai.
Eu perguntei um dono de agencia de viagem ele falo que eu tenho de ter uma carta de um laboratório daí como eu vou trabalhar para ele para agilizar o processo de imigração.
Obrigado e se possível me ajuda
E-mail, msn: ronaldodizito@hotmail.com
skype: ronaldo.de.zito

Unknown disse...

Olá! Meu nome é Helena. Atualmente moro em Ilhabela. Meu irmão trabalha em Calgary e gostaria de saber se demora muito pra conseguir validar o diploma e se a gente pode trabalhar como ACD ou THD antes disso ...
Estamos com muita vontade mas com muito medo ...
Meu marido é técnico em informática!
Desde já grata !

Anônimo disse...

Olá, estava aqui procurando sobre como regularizar o diploma de dentista no Canadá e achei esse seu post a respeito! Esse ano me formo em odontologia e como já estive visitando a Columbia britanica me apaixonei pelo lugar e vendo a situação no Brasil, gostaria de terminar o meu curso e ir para lá. Como já estive pesquisando eles pedem ao menos um ano de experiencia no meu país. Gostaria de saber mais a respeito dessa prova e se para atuar em Vancouver agora só é cobrado que eu seja aprovada nela. Agradeço desde já

Dafne
dafyioppi@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Roberto!
Parabéns pela garra pra conseguir passar em todos os exames!
Sou dentista aqui no Brasil, em Curitiba, meu marido é engenheiro, e estamos pensando em imigrar para o Quebec.
Gostaria de saber como foram esses primeiros meses de trabalho, se os rendimentos foram adequados - enfim, a vida real de um dentista aí no Quebec.
Meu email é lureus@yahoo.com.br

Muito obrigada!
Sucesso pra vc, uma abraço na família!
Luciana

Thelma e Emerson disse...

Minha filha está querendo ir embora para o Canadá, estou sempre de olho no teu blog, obrigada pelas dicas.
Ela é fluente em inglês e está cursando francês. Casada, formada em odontologia UFPR, esta terminando especialização em Endodontia, Será que ela deve ir???
O vc aconselha?

Daniela disse...

Olá José Roberto e Camila!!!
Meu nome é Daniela e gostaria de saber se vcs conhecem algum ortodentista ai no Canadá em Montreal ou próximo. Eu estou indo em junho e gostaria de dar continuidade a meu tratamento.
Aguardo um retorno de vcs.
Atenciosamente,
Daniela
daniela.barroso@yahoo.com.br

Felipe Hajala disse...

Olá José Roberto!
Estou muito interessado em morar fora do Brasil, isto sempre foi um sonho, sou dentista há 3 anos(25 anos),e um tanto frustrado sobre como a odontologia é desvalorizada no Brasil, quero trabalhar como dentista no exterior e penso muito no Canadá...gostaria de algumas dicas se possível. Como li em seu post, realmente eu sei inglês, mas francês seria todo um novo aprendizado inclusive até chegar ao vocbulario odontologico em frances. Seria muito grato se puder me dar um norte. Meu email: felipehajala@hotmail.com

Obrigado pela atenção!

Anônimo disse...

vc so esqueceu de falar que a taxa de sucesso e 3%. .......nao se iludam dentistas do brasil.

Unknown disse...

Olá,

Não pude deixar de notar o seu blog e confesso que fiquei muito feliz ao ver a notícia, mas sei que não deve ser tão fácil alcançar a tão esperada estabilidade... De qualquer forma quero parabenizá-los pelo blog e tb pedir um pouco de orientação sobre a imigração ao Canadá, sou acadêmico de odontologia e desde pequeno sempre tive interresse por esse país, em especial pela sua boa qualidade de vida e pequena taxa de violência(algo ainda distante no nosso Brasil), bem finalizando gostaria muito de pedir encarecidamente, se possível que entrassem em contato comigo!
Aqui vai o meu MSN:marcusantonyo27@hotmail.com
também sendo o mesmo para facebook e e-mail!
Desde já agradeço!
Marcus

LUCIANO RIBEIRO disse...

Olá, estarei me formando em odontologia no fim de 2012, e ja ouvi falar muito bem do Canadá para nossa profissão, mas, tb ouvi dizer que auxiliar de dentista é uma boa escolha, então como eu to começando, sou solteiro e nao tenho filhos, deixo meu interesse em ser contratado como auxilar se tiver uma oportunidade pra mim, to dentro !
parabens pelos esclarecimentos é uma dúvida de muitos aqui no Brasil

Martha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.