15 de ago. de 2011


Eita que faz tempo que não escrevemos por aqui...

Mas é como todos os blogs de pessoas que vem pra cá são. No início cheio de novidades e aventuras para contar, mas depois que a vida toma um rumo, tudo se acalma e a rotina volta a reinar nos lares dos felizardos que conseguiram segurar a barra dos 2 primeiros anos (para alguns um pouco mais e para outros um pouco menos). E conosco não poderia ser diferente. Apesar de que ainda não esta tudo na rotina como "il faut", aconteceu muita coisa desde a minha última postagem.

Nossa vida agora esta tomando um rumo mais definido. Agora morando em Ottawa, (sim! mudamos mais uma vez de país, do Québec para o Canadá! rsrsrs) estou praticando a minha especialidade que tinha no Brasil, uma oportunidade única que surgiu e que não poderia perder de maneira alguma. No Québec é bom, mas pra morar, diga-se de passagem. Para trabalhar não é tão bom assim: muita concorrência, o francês que vc fala nunca é o suficiente. Aqui pratico o francês, falo o inglês e todo mundo elogia o quanto falo francês! Incrível! No Québec meu francês é medíocre, mas em Ottawa é ótimo! Agora entendo bem quando dizem: "dependendo do ponto de vista..." Estou radiante com meu rendimento! rsrsrs

Outra novidade é que agora completei todo o meu processo de equivalência, pelo menos para o Québec, que exige que todo profissional da área de saúde passe os exames de francês. Mês passado recebi o resultado do último de 4 exames e finalmente passei no exame oral! Depois de 4 tentativas! Um ano e 3 meses após receber a permis provisória, agora recebi a permis definitiva para trabalhar no Québec! Que pena, pois agora em Ottawa teoricamente não precisaria ter esta permis. Mas como ainda vou trabalhar em Sept Îles, (já sei, sou maluco) ainda vou precisar desta bendita permis.

Agora uma notícia não muito boa... Tenho lido muito na internet e escutado de muita gente que fez a prova do NDBE, que a prova prática está muito difícil. Uma estimativa é de que apenas 4% das pessoas que fizeram a prova foram aprovadas. Conheço 2 pessoas que passaram e pelo menos umas 5 que não passaram e todos dizem a mesma coisa, que fazem uma pressão psicológica danada pra vc ficar estressado e que a avaliação dos preparos é de maneira subjetiva e não muito clara... ou seja, eles estão peneirando... Bem, como eu sempre digo, quem é realmente bom não precisa se preocupar, só precisa se controlar pra não ficar nervoso.

Beira rio/mar de Sept Îles

Pesca do salmão em Port Cartier (Sept Îles)

Para quem quer vir mesmo para cá e gosta do ar tranquilo de cidade de interior, uma boa opção é trabalhar mesmo em cidade pequena! Eu, em Sept Îles, ganho em 3 dias mais do que eu ganhava em Ville de Québec no mês inteiro! Tudo bem que quando vou pra lá trabalho de 8 às 8 mas mesmo assim. A porcentagem do faturamento normalmente é maior e os gastos são menores, por isso acaba rendendo bem. Se Camila e as crianças gostassem, com certeza iria morar lá. É uma cidade de 30 mil habitantes e bastante carente de dentistas. Gosto de tranquilidade (não sou muito de agito nem de muvuca) por isso iria feliz. Mas como a Camila é uma pessoa dinâmica e as crianças gostam de agitação e de passear, além de terem que estudar em escolas boas, não vou submete-los a uma tortura destas.

Pois é, agora com as novidades em dia, não sei quando ao certo voltarei a publicar alguma coisa... Penso até em fechar o blog, pois tem muitos outros com informações mais precisas e como a rotina bate à porta, achar alguma novidade pra contar está ficando mais e mais difícil. Se a Camila ainda quiser escrever algo, então deixaremos aberto, mas até ela já esta ficando sem assunto.
Bom, enquanto penso no que vamos fazer do blog, vou me despedindo com um tchau com cara de adeus!








16 comentários:

Diário Canadá Brasil disse...

Ei gente, faz isso não,
sempre abro ansioasa por novidades de vcs!
Torcemos pelo sucesso de vcs!

Sucesso!
Diariocanadabrasil.blogspot.com

searacanada disse...

Post muito bom!! Principalmente para quem esta no Brasil ainda planejando a ida. Abraços e Deus os abençoe.

Jean.
http://searacanada.blogspot.com/

Anônimo disse...

Não fechem o blog não.
Por mais q poucas pessoas comentem, muita gente lê.
Mesmo que acabem postando uma vez ao ano, é interessante ver a evolução das coisas e a adaptação.
Muita gente torce por vocês!

Anônimo disse...

Olá José Roberto.
Acompanho a maratona de imigração de vcs desde o início do processo. Também sou dentista. Comecei meu processo de imigração para o Canada mas desisti quando fui conhecer e vi a burocracia para legalizar nossa profissão por aí (sem contar a barreira da língua). Eu também pensai por um lado..... Dificil de fazer clientela deve ser em qualquer lugar, tanto no Brasil quanto no Canada.
Eu gostaria de parabenizar vc pela perseverança e por ter conseguido passar em todos os exames da Ordem.
Fiquem com Deus!!

Abraços,
Marcos (desculpe escrever como anônimo, mas não tenho blog nem conta google)

Anônimo disse...

Oi José Roberto e Camila!

Eu tava dando uma passadinha no meu ex-blog e decidi passar aqui pra saber de vcs. Qual nao foi a minha surpresa quando me dei conta que vcs estao em Ottawa! Que coincidência! Nos tb mudamos pra ca! E por uma razao bem parecida: trampo! Se tiverem um tempinho mandem um email pra gente por os assuntos em dia. Fiquei contnte em saber que esta dando tudo certo pra vcs! Parabéns!

Até mais!

Mylène (mypsi2002@yahoo.com)

Anônimo disse...

Olá José Roberto,

Meu nome é Mariana vivo em Toronto há quase 3 anos. Sou umas das leitoras anônimas que nunca dá pitaco, mas sempre estive na torcida por vocês.Antes que você feche o blog eu queria te parabenizar pela sua perseverança e por essa maravilhosa conquista. Parabéns também para toda a sua família (principlamente sua esposa) que esteve ao seu lado nessa trajetória e deve ter te dado todo o apoio necessário para seguir em frente e conquistar o seu sonho.

Que os anjos acampem ao redor de vocês.

com um abraço,

Mariana Duarte
marianaoz@yahoo.ca

Unknown disse...

Olá José Roberto,acompanhei sua validação e lembro de te-lo parabenizado na época.
Estou escrevendo somente pela coincidência de estarmos morando em 7 Îles e infelizmente somos como sua esposa,bastante dinâmicos e agitados.Mas se quiser saber um pouco mais sobre nossa experiência,visite nosso blog Cariocasnoquebec.blogspot.com Será um prazer encontrar um brasileiro lutador aquí por essas bandas! Abraços,Patinha.

Clara disse...

Olá José Roberto! Também sou dentista e venho aconpanhando seu blog... peço que ao menos o deixe ´aberto´ para que as informações tão preciosas que vocês postaram nele não se percam. Vocês não precisam ficar atualizando, até pq como você bem disse, chega uma hora que não tem mais muito o que contar. Mas as informações contidas nele são muito importantes, por isso peço que considere não fechar o blog... apenas deixá-lo de molho!
Boa sorte, que Deus continue iluminando o caminho de vocês,
Clara.

Anônimo disse...

oi Jose!!!
por favor, atualize sempre seus contatos no nosso site Guia Brasil.
http://www.guiabrasil.ca/JoseRoberto.php
sucesso p vc nos novos projetos!
abraco
Denise

Anônimo disse...

Olá José Roberto! Sou professor de Biologia (ensino médio) há 13 anos e tenho interesse em imigrar para o Quebec...Sou casado, tenho 3 filhos e no site da imigração fiz o teste e o resultado foi positivo...não apareceu nenhuma pontução...mas dizia que eu já poderia dar entrada no procedimentos...enfim..é um prazer saber da luta de vcs...e espero conseguir imigrar com minha família...fiz uns orçamentos e tava querendo fazer um intercâmbio em Janeiro de 2012...se puder dar alguma orientação sobre minha área...ajudaria..Obrigado! Erismar, de Brasília = email = erismarlima@gmail.com.

Luciana disse...

Oi família,
acho que a torcida para que continue com o blog é grade.
Eu sei que com o passar dos anos as novidades vão se acabando, mas meu pedido é o mesmo de muita gente que postou aqui, não feche, venha de vez em quando só pra dar um oi... e dizer como estão as coisas.
Boa sorte
um abraço
Luciana

Anônimo disse...

Fico muito orgulhosa de você Ze Roberto, de estar tudo dando certo, Parabens , parabens para a Cami, pela persistencia e apoio, e pelos meus pequenos poliglotas, q nem estao tão pequenos assim. Saudades, Natalia

Lucinei disse...

Olá :) Feliz 2012!

Acompanho o blog de vcs mesmo antes de sair do Brasil (vim em agosto de 2010). Concordo e muito com as coisas ditas sobre Québec...gosto daqui também...mas assim que terminar minha equivalência (enfermagem)e passar na prova da ordem (acho que setembro :)) quero me aventurar em Ontário (eu, marido, e dois filhos). Espero que dê certo :)

Abraços e boa sorte aí

Carol disse...

Olá José Roberto e Camila,
Acompanho o blog de voces, mas nunca fiz comentarios, uma dessas anonimas rs. Sou dentista no Brasil e quero me mudar para o Canada, mas parece ser tao complexo obter a equivalencia ai, queria saber se é possivel voces me ajudarem, como por onde eu começo o processo, onde procurar, o que fazer. Só é possivel pedir a equivalencia se ja tiver entrado com o processo de residente permanente, ou posso tentar validar meu diploma mesmo estando no Brasil (claro indo prai fazer as provas)e na sequencia entra com o processo de imigração? enfim, tenho muitas duvidas e se voces puderem me ajudar eu agradeço muito. Se puderem enviar por e-mail ca_cla@msn.com
Adoro o blog de voces..
Muita sorte pra voces!


Abraços!!
Carol

marcos disse...

Olá JR, sou dentista, estou formado a 2 anos sou especialista em protese e to terminando a pós de implante e outras coisinhas mais... Essas semana pensei na possibilidade de ir morar no canada, tenho conhecidos ( que nao sao dentista) morando aí. Andei procurando muita coisa na internet e meu medo é sair daqui, largar meu consultorio novinho e ir para o canada ganhar a mesma coisa. Ando mt desapontado com a profissao no brasil, nao só a com a profisao, neh! Brasil as coisas só pioram. Gostaria de tirar umas duvidas com vc. Meu e-mail / MSN: marcosgvp@gmail.com Ficaria mt grato se puder me ajudar a decidir o que fazer da vida.

Unknown disse...

Olá José Roberto,
como muitos aqui peço também que não feche esse maravilhoso blog que incentiva o sonho de muitos dentistas e graduandos(como eu)e até postei um comentário anteriormente e gostaria mais uma vez de fazer um apelo em pedir que entre, se possível em contato comigo, deixe uma mensagem ou algo assim...
Estou mandando mais uma vez meu e-mail marcusantonyo27@hotmail.com, que tb é o mesmo do facebook e MSN(preferência) ...
Agradeço a oportunidade,
desejo tudo de bom a você e sua família
e espero que eu também consiga realizar esse plano de vida um dia!
Abraços!